quinta-feira, 25 de março de 2010

Um desafio chamado Inclusão.

A inclusão hoje é motivo de muitas discussões na educação e falar sobre o assunto não é fácil, mas necessário.
Embora as leis à respeito garantam aos portadores de necessidades especiais o acesso e a permanência no sistema regular de ensino, sabemos que a efetivação das mesmas esbarram em várias barreiras como: falta de estrutura física, materiais, recursos, capacitação profissional, etc.
Se por um lado a segregação imposta pela sociedade aos portadores de necessidades especiais é algo inaceitável, por outro a maneira como o discurso sobre inclusão tem sido colocado em prática nas escolas também é.
Mesmo sabendo das dificuldades encontradas, não devemos utilizar esses argumentos para cruzarmos os braços diante da inclusão.
No nosso país a discriminação ocorre à diversos grupos sociais, sejam eles deficientes ou não. Discrimina-se o pobre, o negro, o homossexual, a mulher, etc. e cabe a nós nos conscientizarmos de que todo ser humano tem direitos e os mesmos devem ser respeitados e exercidos plenamente.
Uma escola de qualidade é direito de todos, então , devemos colocar a mão na massa, encarando a inclusão como algo que requer um novo olhar e novas práticas pedagógicas.
E você vem conosco nessa caminhada?

Gostaríamos de deixar o endereço do site referente ao Projeto "Somos todos iguais" que fornece dados sobre o projeto e também dicas, textos, links ,etc. http://www.inclusao.com.br/
Vale a pena dar uma olhadinha!
Um abraço!
Francelise, Silmara e Valéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário